Bem vindo

Bem vindo ao meu Blog e ao encantador universo do Coaching.
Meu objetivo aqui é divulgar o papel do Coach e minha experiência nesta área.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Querer, precisar e merecer



Trabalhando com Coaching, eu lido frequentemente com o estabelecimento de objetivos, com o acesso das pessoas à vontade de chegarem a algum lugar diferente de onde estão neste exato momento.

Muitas vezes a dificuldade das pessoas de chegarem onde desejam, deve-se à forma como os assuntos estão estruturados em suas mentes. Ao longo da sessão, com perguntas específicas que faço, as pessoas vão conseguindo separar o joio do trigo. Com as ideias mais claras, o caminho para chegar ao objetivo também fica mais nítido.

Hoje especificamente quero falar sobre a diferença entre:
  • Eu QUERO
  • Eu PRECISO
  • Eu MEREÇO

Quando eu digo frases como:
“Eu quero um novo carro”,
“Eu quero parar de fumar”,
“Eu quero uma parceria afetiva prazerosa”,
“Eu quero uma situação financeira mais equilibrada”,
“Eu quero mais realização profissional”,
“Eu quero emagrecer”,
“Eu quero um filho”

assim como outras tantos “queros” que repetimos, estamos simplesmente manifestando uma VONTADE.

Isto é suficiente para conseguirmos o que desejamos?

Com certeza não. É aí que entram as outras duas palavrinhas: preciso e mereço...

O que está por trás de dizer  “Eu preciso de ...”?

Existem dois aspectos distintos, porém extremamente importantes que devemos analisar quando dizemos “eu preciso de ...”:
  1. Se eu preciso de algo, isto é de fato importante para mim, num nível profundo, associado aos valores que me motivam – este é o lado bom da moeda. É importante perguntar-se o que você ganha se conseguir isto que tanto precisa. Aprofundando-se chegamos de fatos aos valores que te motivam.
  2. Por outro lado, se eu preciso de algo específico, pode também significar que eu acredito que este algo específico seja a única forma de satisfazer a um valor profundo que é importante para mim. Isto pode ser perigoso. Quando vemos algo específico como uma única possibilidade, isto nos aprisiona. Devemos dar um passo além e investigar: “existem outras formas para satisfazer a esta mesma necessidade?”. Isto gera escolhas e nos coloca num estado emocional mais confiante de que é possível conseguirmos o que queremos.

Vou dar um exemplo: se eu digo que “Eu preciso de um parceiro afetivo”, o que pode estar por trás desta frase?
  1. Qual o valor importante para mim que vou satisfazer ao concretizar este objetivo? Talvez seja a necessidade de amar e ser amado, visto que isto de fato é muito importante para mim.
  2. Ter um parceiro afetivo é a única forma de satisfazer a esta necessidade? Com certeza não. Posso amar os filhos, os amigos, os pais e familiares. Além obviamente de encontrar formas de manifestar o meu amor por estas pessoas. Mais ainda, posso alimentar a mim mesma de auto amor.

Conclusão: ao acessar o porquê precisamos conquistar um objetivo, fortalecemos a vontade de ir atrás dele. Ao descobrir formas alternativas de satisfazer a esta necessidade, aliviamos do “peso” de consegui-lo, ao mesmo tempo criamos caminhos alternativos para chegar lá.

Tá, mas onde entra o merecimento nesta história?

Agora que já sabemos o que queremos, o porquê precisamos disto e nos aliviamos do peso de consegui-lo, precisamos com toda sinceridade fazer a seguinte pergunta:

“Eu mereço isto?”

Note que esta pergunta precisa ser feita de forma bem sincera. Se houver qualquer parte dentro da sua mente que acha que você não merece, isto vai te atrapalhar. 

Às vezes achamos que “quem consegue prosperidade financeira é mais inteligente que nós”, “quem consegue um parceiro afetivo é mais bonito que nós”, “quem tem um filho é mais amoroso que nós”, “quem consegue parar de fumar é mais perseverante que nós”, ou outras frases similares...

Resumindo, em qualquer destas “frases” estamos dizendo para nós mesmos que existe outro tipo de pessoa que merece mais do que nós conseguir o que desejamos.

Desafie esta crença, ela não é um fato. Tenho certeza que existem pessoas menos inteligentes, mais feias, menos amorosas e menos perseverantes que conseguiram o que desejavam, simplesmente porque achavam que mereciam.

Então repita para você mesmo com toda a convicção – “Eu MEREÇO!”.

A partir daí então complete a frase abaixo de acordo com seu objetivo:

“Eu quero ... pois preciso de ... . Mesmo que eu não consiga o que preciso exatamente como pensei, vou achar formas alternativas de consegui-lo, simplesmente por que eu mereço!”

Boa sorte e lembre-se de me contar como foiCoachAngela


Abraços,
Ângela Medeiros
Personal and Executive Coach