Bem vindo

Bem vindo ao meu Blog e ao encantador universo do Coaching.
Meu objetivo aqui é divulgar o papel do Coach e minha experiência nesta área.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O prazer e a satisfação da meta atingida



Esta publicação de hoje é curtinha, queria compartilhar minha sensação de PRAZER e SATISFAÇÃO por finalmente conseguir concretizar uma meta: iniciar atividades físicas.

Eu vinha há muito tempo lutando para iniciar, mas por motivos vários ainda não tinha conseguido. Quero então registrar meus aprendizados neste aspecto e o quanto de Coaching eu usei para isto.

A satisfação...

Minha satisfação e prazer vem de algo muito além de conseguir finalmente fazer o famoso Ö nesta meta. O prazer vem também da energia que a atividade física proporciona, das novas perspectivas que se abrem frente a um novo hábito adquirido. Tá, você provavelmente está pensando que este não é um hábito ainda. Eu respeito a tua opinião, mas eu sinto dentro de mim que as estratégias que usei desta vez foram mais consistentes para viabilizá-lo. Nada como usar o Coaching comigo mesma na criação de estratégias...

Curioso para saber as estratégias?

  1. Criação de plano geral da semana - montei um calendário semanal, bem colorido, com as minhas atividades regulares. Reservei então um tempo no início de cada dia para as atividades físicas, quando tenho menos chances de "imprevistos" me atrapalharem.
  2. Identifiquei uma atividade física que eu gostasse - Pilates. Ao longo do tempo fui ouvindo relatos de vários amigos do quão satisfeitos estavam com o Pilates.
  1. Achei um local pertinho da minha casa - chego a pé em 2 minutos, ganhando tempo - quem gosta de perder tempo?
  1. Reservei este como o meu hábito novo da semana - venho há várias semanas percebendo que não funcionava pra mim querer mudar tudo ao mesmo tempo. O esforço do novo, até que ele se transforme em hábito, consome energia. Passei então a distribuir minhas atividades "novas" na linha do tempo. Finalmente chegou a semana de iniciar o Pilates.
  1. Identificar um elo muito claro entre esta atividade e meus objetivos de longo prazo - este é clássico no Coaching : se uma meta não tem um ganho atrelado a valores muito profundos teus, é muito mais difícil persegui-la. Agora eu consegui sentir dentro de mim qual era este elo.
  1. Compartilhar - O simples fato de registrar no Blog este feito, marca ainda mais o momento, além de que eu consigo usar uma outra técnica de Coaching que relato no próximo item.
  1. Observar o que eu perco se não conseguir atingir esta nova meta que estou me propondo - manter as atividades físicas na rotina. Agora que publiquei este artigo, tenho potenciais perdas caso eu pare - como vou encarar as perguntas de todos?

Quais são as tuas metas de curto prazo que vão te trazer satisfação e prazer? Pensa e age rápido, não adie os bons prazeres da vida. No meu caso pessoal, aprendizado é um destes prazeres ... Coaching é outro...