Bem vindo

Bem vindo ao meu Blog e ao encantador universo do Coaching.
Meu objetivo aqui é divulgar o papel do Coach e minha experiência nesta área.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Auto-confiança e Humildade

Este fim de semana, fazendo coaching informal com um amigo, abordávamos o tema auto-confiança.


Já percebeu como diversas pessoas, mesmo face às suas maiores qualidades, ou seus melhores talentos, preferem ignorar os elogios que recebem tomando-os como tentativa de agradá-los ao invés de ver pelo que realmente são - um reconhecimento de um talento ou habilidade diferenciada?

Você conhece alguém assim? Talvez intimamente?

Então, ao longo da conversa, percebemos dois motivos que levam a tal comportamento:
  • alto padrão de exigência
  • medo de não ser humilde
Calma, vou explicar o que envolve cada um destes motivos.

O alto padrão de exigência leva as pessoas a sempre acharem que algo para ser digno de elogio estaria num patamar mais alto do que eles realmente realizaram. Sabemos que apenas quem define altos padrões de exigência se supera e atinge a excelência. A chave aqui é, como tudo na vida, o equilíbrio. Quando sabemos o padrão da excelência, mas conseguimos perceber cada degrau que subimos na escalada para atingir este padrão, valorizamos cada salto celebrando nossa evolução contínua. Entretanto, se comparamos cada degrau com a distância que falta para chegar ao topo, podemos abalar nossa auto-confiança e diminuir a velocidade da subida. Tudo é uma questão de como escolhemos direcionar o nosso olhar. Uma outra chave, é comparar-se com outras pessoas, para observarmos como fazemos determinadas tarefas com mais facilidade que elas. No entanto, aqui precisamos muitas vezes que alguém de fora nos indique os parâmetros de comparação. Se estamos com o olhar viciado, não veremos nossas fortalezas.

O medo de não ser humilde é um pouco mais complexo de entender. Crescemos acreditando que humildade é uma virtude, o que de fato é. Entretanto, confundimos humildade com não poder ser reconhecido, ou não poder ser superior aos outros, ou ainda, temos o receio de ao sermos reconhecidos, ficarmos cheios de si, o que seria o oposto da humildade. Como nossa mente confunde a negação de uma ideia com a própria ideia, registramos apenas a ideia. Frente ao medo de que o reconhecimento pode fazer-nos sentir cheios de si, rejeitamos qualquer reconhecimento, e passamos assim a não dar valor aos nossos próprios talentos, ou às nossas próprias conquistas. A chave aqui é enfrentar o medo. Aceitar o elogio e observar o orgulho e a vaidade (inimigos da humildade). Se percebermos um deles, podemos desviar o foco de nós para quem nos direcionou o elogio. Uma tática que eu uso é dizer para o autor do elogio, que tudo que ele observa no outro ele tem nele em potencial. Pronto, aceitamos o elogio externo, reforçando nossa auto-confiança sem deixar isto impedir de sermos humildes.

Que fique claro, se combinamos alto padrão de excelência, com auto-observação, busca por auto-superação contínua e equilibrada, enfrentando os nossos medos, conquistaremos tudo que desejarmos, gerando auto-confiança. Mas diga-se de passagem, é preciso também humildade para nos enxergarmos como de fato somos, nem mais nem menos que ninguém, apenas seres em evolução.


Quer dar mais um passo na tua jornada de fortalecer a tua auto-confiança?

           Entre em contato comigo: CoachAngela