Bem vindo

Bem vindo ao meu Blog e ao encantador universo do Coaching.
Meu objetivo aqui é divulgar o papel do Coach e minha experiência nesta área.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ano Novo ou Novo Ano?



Nesta época do ano ficamos todos mais reflexivos, avaliando o ano que passou e fazendo planos para o ano que inicia em breve, criando as famosas resoluções de Ano Novo.

Entretanto, dia 1/janeiro vai ser sempre ANO NOVO, independente de você estipular metas para ele ou não. Mas existem algumas viradas quando iniciamos um NOVO ANO.

Qual a diferença?

A diferença entre ANO NOVO e NOVO ANO é o quão NOVO este ano vai ser. O quanto de coisas diferentes você vai fazer nele, ou fazer dele?

Se você ainda não assistiu o filme chamado "Groundhog Day", eu recomendo. Sem querer estragar a graça do filme, o protagonista se pega acordando TODO dia no mesmo dia, com todos os acontecimentos a sua volta se repetindo exatamente iguais, até que resolve fazer de cada dia um NOVO DIA - agindo diferente a cada novo amanhecer - muda totalmente a perspectiva...

Como crio um NOVO ANO?

Depende só de você, do quão disposto você está de exercitar estes 3 verbos:

  • PLANEJAR
  • AGIR
  • PERSEVERAR

O primeiro, a maioria de nós já exercita, criando as resoluções de Ano Novo. O segundo, muitos conseguem por algum tempo. Contudo, as pessoas que tem êxito nas suas resoluções, são as que conseguem PERSEVERAR no AGIR em direção ao PLANO, revisando-o de acordo com os aprendizados ao longo do caminho.

Neste processo, ajuda quando seguimos uma metodologia ou temos alguém para nos manter no rumo certo. O processo de Coaching oferece ambos.

Então, quer ajudar para fazer deste ANO NOVO um NOVO ANO?

           Entre em contato comigo: CoachAngela

domingo, 5 de dezembro de 2010

Tudo é aprendizado...


Durante uma de minhas sessões recentes de peer coaching*, dei-me por conta de mais uma maravilha do processo de coaching:

  • APRENDIZADO

*(Fazendo um rápido parênteses, peer coaching é o processo onde dois coaches treinados alternam-se no papel de Coach e Coachee. O Coach é quem lidera a sessão, fazendo perguntas que auxiliam o Coachee a andar em direção aos seus objetivos.)

Cada vez que sou Coachee , aprendo com cada pergunta inteligente que meu Coach me faz. Aprendo mais ainda a cada resposta que preciso formular. Lembremos que ao processo da fala, antecede um processo de construção do pensamento e concatenação de ideias. Ambos são essências do processo de aprendizado.

Mas na verdade, o que mais me impressionou positivamente nesta sessão em particular, foi o aprendizado diário que podemos fazer ao mudarmos nosso paradigma frente aos desafios. Existem duas maneiras de olhar uma situação difícil, um conflito ou uma frustração:

  • Descontentamento
  • Buscar o aprendizado

Não se preocupe, vou explicar cada um dos dois...

A reação da maioria das pessoas, é de descontentamento. Sinceramente, é a primeira reação que temos e é uma reação natural. Se gostássemos de imediato das contrariedades da vida, ainda estaríamos nas cavernas, dormindo no chão duro e frio.  Não é nada fácil vencer o descontentamento ... mas não é impossível! Quando conseguimos avançar para o próximo estágio, vencendo este descontentamento e buscando o aprendizado que podemos extrair da situação, mesmo que ainda não tenhamos percebido qual a lição a aprender, uma boa parte do descontentamento se esvai. O melhor de tudo, é que abrimos a mente para de fato enxergar o aprendizado.

Mas atenção, não vale falso progresso!

Nada de bancar o "evoluído" e dizer que venceu o descontentamento. A negação da realidade é tão somente um estágio intermediário no processo da mudança. Melhor que o descontentamento, com certeza, mas precisamos avançar para os próximos estágios: aceitação, busca do aprendizado e adotar uma nova ação.

Desejo sorte na tua mudança para o paradigma do aprendizado !

Se precisar de ajuda neste processo entre em contato: CoachAngela