Bem vindo

Bem vindo ao meu Blog e ao encantador universo do Coaching.
Meu objetivo aqui é divulgar o papel do Coach e minha experiência nesta área.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cada dia é um novo recomeço ...

           Um dos pontos que mais me encantou no processo de Coaching foi a combinação virtuosa entre:

o    FOCO
o    OTIMISMO

           Ambos são importantes, mas sinceramente quando andam juntos:

           O êxito é inevitável

           Percebi isto na minha experiência pessoal. Sempre me considerei uma pessoa otimista, mas quando corajosamente olhei para trás com a visão de hoje, percebi que só obtive  saltos significativos nos momentos da minha vida onde combinei  foco e otimismo de forma sustentável e crescente. Depois de conhecer o processo de Coaching, percebi que isto não acontecia apenas comigo.

Como assim, preciso combinar os dois de forma sustentável e crescente?

           Por diversas vezes eu me mantinha otimista, mas não tinha a agilidade para tomar uma decisão e partir para a ação, porque eu não tinha FOCO.  Ajustando um velho ditado: já no dicionário, a ação vem antes do resultado.

           Por outro lado, muitas vezes eu tinha o FOCO, mas  no fundo não estava de fato inteiramente otimista de que obteria os resultados que eu desejava. Ou então iniciava com otimismo, mas não conseguia sustentá-lo, ou fazê-lo aumentar na medida necessária quando os desafios começavam a surgir.

Tá, mas como o processo de Coaching alia FOCO e OTIMISMO de forma crescente e sustentável?

           É cientificamente comprovado, que sempre que compartilhamos uma meta com alguém, temos maiores chances de atingi-la. As estatísticas vão mais além, quando colocamos esta meta por escrito, de forma clara, mensurável e relevante para nós, também aumentamos nossa chance de atingir estes resultados.

           Esta é uma das premissas do Coaching: definir objetivos claros, mensuráveis e relevantes. Isto é definir o FOCO.

           Uma outra premissa do Coaching é aumentar a percepção da realidade, possibilitando traçar caminhos possíveis para atingir um objetivo. Aliada a esta, temos uma terceira premissa, que é fazer o levantamento dos possíveis riscos e desafios neste caminho, para traçarmos antecipadamente rotas alternativas. Ora, quando sabemos que é possível atingir nossos objetivos, temos confiança e nosso otimismo cresce.

           Por fim, ao longo do processo de coaching, embora tenhamos feito o levantamento de riscos, desafios e rotas alternativas, ainda não estamos habituados a sustentar o otimismo, ou tropeçamos em antigos hábitos. Afinal, mudar um comportamento leva tempo. É exatamente neste momento que o Coach é fundamental para nos fazer ver a realidade do que já conseguimos, ao invés de olhar o que ainda falta, desta forma nos permitindo ver que não importa o que já fizemos (ou não fizemos), mas acreditar que:

Cada dia é um novo recomeço...

Então, quer fazer hoje o recomeço do teu caminho de Felicidade, realização e sucesso?

           Entre em contato comigo: CoachAngela